Homepage Ozonoterapia  >  Hidrocolon

O que é Hidrocolonterapia?

 

Hidrocolonterapia é um método de limpeza e revitalização dos intestinos através de um sistema fechado de lavagem intestinal.

Atualmente, esta terapia é usada para lavagem intestinal de modo a preparar o intestino para cirurgias e exames. No entanto, com as facilidades tecnológicas esse método tem sido resgatado nas últimas décadas, obtendo um grande sucesso na abordagem de inúmeras doenças e alcançando progressiva aceitação por parte dos utentes e dos profissionais de saúde.

 

Tratamento auxiliar para o bem-estar físico e mental e rejuvenescimento

É uma terapia indicada como tratamento auxiliar para o bem-estar físico e mental, cura de diversas doenças, trazendo vários benefícios, entre eles o rejuvenescimento*.

Segundo o médico americano especialista em limpeza intestinal, Dr. Bernard Jensen, 95% das pessoas acumulam fezes nos intestinos porque não conseguem manter o ritmo diário de eliminação. Isto ocorre pela má nutrição, pobre em fibras, rica em produtos refinados, que não são eliminadas facilmente, ficando aderida na mucosa intestinal.

Hábitos de vida inadequados, poluição ambiental, abuso de tóxicos e medicamentos, passam a predominar no intestino o que pode provocar doenças. A capacidade de defesa do organismo é prejudicada, já que 80% do sistema imunológico está localizado nas paredes dos intestinos delgado e grosso (cólon).

 

Hidrocolonterapia

 

A primeira linha de defesa contra as toxinas

A mucosa do intestino grosso é a primeira e mais importante linha de defesa contra as toxinas. O fígado, os rins, o sistema linfático, os pulmões e a superfície da pele são a segunda prioridade para prevenção de doenças.

Nas primeiras sessões, são retirados os detritos superficiais, para somente nas outras sessões retirar os mais antigos (as placas fecais ou mucoides) aqui reside a importância de uma dieta recomendada.

Pela recuperação da permeabilidade da mucosa intestinal, fica facilitada a drenagem do fígado, vias biliares, sistema linfático e órgãos pélvicos (ação desintoxicante).

 

Limpeza completamente benéfica, segura, higiénica e indolor

Com uma suave massagem na região abdominal, podem ser detetadas as zonas problemáticas e ajudar a conduzir o tratamento. Essa limpeza é completamente benéfica, segura, higiénica e indolor. As sessões de hidrocolonterapia duram cerca de 40 minutos e o número de sessões é analisada caso a caso.


* Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta.


Quem precisa de Hidrocolonterapia?

Disbiose - desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias “más”.

A limpeza mecânica e biológica dos intestinos, promovida pela hidrocolonterapia, e a reposição da flora intestinal normal são fundamentais no tratamento de todos os casos de disbiose.

A toxicidade provocada pela obstipação, por não ocorrer uma eliminação intestinal adequada, passa a ser reabsorvida, produzindo uma “autointoxicação” do organismo. Doenças infecciosas, inflamatórias, reumáticas, musculares e articulares, de pele (como acne, psoríase, pigmentações), alergias, enxaquecas, hipertensão arterial, entre outras, também têm sido atribuídas a essa “autointoxicação” e consideradas indicações para a hidrocolonterapia.

 

Quais os efeitos da Hidrocolonterapia?

A hidrocolonterapia promove uma limpeza mecânica do intestino, retirando as fezes acumuladas e incrustações das vilosidades intestinais. Revitaliza os intestinos, devolvendo-lhes o tónus e o ritmo, prevenindo e/ou tratando a obstipação intestinal e também doenças degenerativas do intestino, como pólipos, divertículos e neoplasias. 

Desintoxica os intestinos e, pela recuperação da permeabilidade de sua mucosa, facilita a drenagem do fígado e das vias biliares, do sistema linfático e dos órgãos pélvicos. 

A hidrocolonterapia constitui ainda peça fundamental em programas preventivos, de revitalização e anti-envelhecimento*. 

Em resumo, a hidrocolonterapia é, sem dúvida, o principal recurso hoje disponível para a desintoxicação de todo o organismo.

 

* Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta.

 

Como se realiza a Hidrocolonterapia?

Como um sistema fechado de lavagem intestinal, com monitorização de temperatura, pressão e volume, a hidrocolonterapia oferece maior comodidade, segurança e eficácia que os métodos tradicionais de lavagem. 

Deitado na maca, o utente recebe, através de um tubo plástico, a água na temperatura indicada, que dissolve os conteúdos intestinais, os quais são drenados por um sistema tubular fechado. 

O visor do aparelho permite observar os conteúdos intestinais eliminados, facilitando o acompanhamento de cada utente. 

Com uma leve massagem na parede abdominal, o profissional de saúde palpa as zonas problemáticas e assim conduz o tratamento. 

A possibilidade de regulação da temperatura da água e de alternância frio-quente estimula o intestino a reassumir sua atividade, transportando os conteúdos estagnados para fora dos intestinos. 

A adição de oxigénio/ozono favorece o desenvolvimento das bactérias da flora intestinal normal enquanto elimina bactérias causadoras de doenças.

 

Quantos tratamentos devem ser realizados?

O número e frequência da terapia dependem da condição de cada utente. A rotina costuma ser de oito a dez sessões num período de seis semanas a que se recomenda uma manutenção mensal ou bimensal de acordo com cada caso.